AS NOVE SINFONIAS DE BEETHOVEN
Correlacionado com os Nove Mistérios Espirituais
Corinne Heline
E P Í
L O G O
AS NOVE
SINFONIAS E OS
NOVE MISTÉRIOS
Ao olhar a música instrumental pura, notamos que na sinfonia de Beethoven
reina a maior desordem e, contudo, debaixo de tudo, está a mais absoluta ordem,
a mais violenta luta que imediatamente se torna a mais doce concórdia. É “rerum
concordia discors”, um verdadeiro e completo retrato da natureza essencial do
mundo que se movimenta em complexidade, sem melodia e em inúmeras formas, e
suporta a si mesma pela constante destruição. Ao mesmo tempo, todas as emoções
e paixões falam a partir desta sinfonia, amor e ódio, medo e esperança, tudo
somente no abstrato e sem nenhuma particularidade; é realmente a forma de
emoção, um mundo espiritual sem matéria. É verdade, no entanto, que nós estamos
inclinados a compreendê-la enquanto a ouvimos, vesti-la em nossa imaginação com
carne e sangue, e contemplá-la nas várias cenas da vida e da natureza. - Arthur
Schopenhauer
Os Nove Mistérios que são descritos neste livro
são observados em certas épocas especiais. Estas Observâncias têm lugar nos
Templos de Mistérios das Grandes Fraternidades que estão localizadas na esfera
etérea.
O Primeiro Mistério acontece à meia-noite de
sábado. Uma parte deste sublime trabalho é uma recapitulação daquele tempo na
história da Terra, conhecida pelos ocultistas como Período de Saturno, e é
biblicamente descrita como o Primeiro Dia da Criação.
O Segundo Mistério é observado no domingo à
meia-noite. Este, além do trabalho que foi anteriormente mencionado, recapitula
o Período Solar da evolução da Terra que é biblicamente o Segundo Grande Dia da
Criação
O Terceiro Mistério é observado à meia-noite da
segunda-feira e recapitula o trabalho do Período Lunar ou o Terceiro Grande Dia
da Criação.
O Quarto Mistério é observado não só em um dia,
mas em dois. O primeiro à meia-noite de terça-feira e o segundo à meia-noite de
quarta-feira. Esta observância dupla é porque o presente Período Terrestre é
dividido em duas metades distintas. A primeira metade vem sob a direção de
Marte, sob cuja natureza marciana os céus do planeta têm escurecido com guerras
e rumores de guerra. A segunda observância à meia-noite de quarta-feira revela
algo das maravilhas da segunda ou metade mercurial do Período Terrestre. A
humanidade terá então que alcançar ardentemente o seu sonho de um mundo de paz
e de unidade.
O Quinto Mistério é observado à meia-noite de
quinta-feira quando as glórias do próximo Período da evolução da Terra, o
Período de Júpiter, será realidade.
O Sexto Mistério é observado à meia-noite de
sexta-feira e contém as revelações gloriosas que pertencem a um estágio ainda
mais alto do desenvolvimento deste planeta que leva a designação de Período de
Vênus.
O Sétimo Mistério é observado em datas
específicas fixadas em cada noite da semana e se relaciona com o trabalho do
último Dia Evolutivo deste planeta, que é conhecido como Período de Vulcano.
O sublime Oitavo Mistério é observado cada mês
nas noites de Lua Nova e de Lua Cheia.
A glória do Nono Mistério é consumada nos dois
pontos espirituais mais altos do ano, a saber, a meia-noite dos Solstícios de
Inverno e de Verão.
Beethoven falou de uma décima sinfonia que era,
sem dúvida, para descrever musicalmente este trabalho mais elevado. Embora ele
tenha deixado uma quantidade de notas para esta composição, ela nunca foi
completada. Isto, evidentemente, não estava no escopo de seu trabalho divino
específico. Quando a humanidade for capaz de alcançar algo de seu glorioso
destino, como o relacionado ao primeiro dos Grandes Mistérios Crísticos, e
somente então, um intérprete musical ainda mais elevado será enviado pela
Hierarquia para transmitir musicalmente algo de poder transcendente pertencente
aos Grandes Mistérios Crísticos.
Quando o aspirante passa através do quarto dos
nove Mistérios Menores, ele é saudado com grande regozijo por seus irmãos
Iniciados e é conhecido como “o recém nascido”.
O trabalho do quinto dos Mistérios Menores tem
relação com a amalgamação das essências do Fogo, Ar, Água e Terra. Este
trabalho está relacionado não só com a operação destes elementos por toda a
natureza, mas também com o homem em si. O Fogo relaciona-se com a natureza de
desejo do homem, o Ar, com a mente, a Água, com a natureza emocional e a Terra,
com o corpo físico. Quando o aspirante aprende a controlar estas forças dentro
dele, também ganha controle de sua
operação através da natureza. Isto dá a ele a habilidade de andar sobre a água,
passar sem dano através do fogo, viajar à vontade pelo ar e passar à vontade
sem obstrução pelos planos internos da Terra. Estas coisas são conhecidas como
os milagres do Iniciado.
Como muito poucos no presente possuem a
habilidade de realizar estes assim chamados milagres, eles são geralmente
considerados superstição e fantasia e são associados só com os nomes do Conde
de St. Germain e Christian Rosenkreuz, o ilustre fundador da Escola de
Mistérios da Ordem Rosacruz. No entanto, estas coisas são perfeitamente
possíveis de serem alcançadas por todos aqueles que têm vontade de pagar o
preço que este desenvolvimento acarreta. Significa a renúncia de “coisas” e
completa dedicação ao espírito. Cristo nos transmitiu esta verdade quando disse
“Meu reino não é deste mundo” e “Minhas
ovelhas conhecem minha voz e me seguem”.
Do amálgama dos quatro Elementos, um novo e
quinto elemento é formado. Ao entrarmos cada vez mais em harmonia com a
vindoura Era de Aquário, os viajantes do espaço do futuro serão capazes de
contatar este novo Elemento e muitas das gloriosas maravilhas que ele revelará.
Talvez a melhor descrição disto seja dada por São João em sua Revelação a qual
ele descreve como um “mar de vidro”. Sobre este mar de vidro, ele afirma, serão
reunidos os redimidos e regenerados de toda a humanidade.
Antigos Mestres da Sabedoria previram a
descoberta deste novo Elemento. Alguns o chamaram de Azoto, outros de Rebis.
Ambas as palavras têm cinco letras, ou mantras de poder, e ambas significam a
consumação de todas as coisas. Daí notar-se que este novo Elemento tipifica o
Espírito da Unidade. Antes que o homem seja capaz de explorar suas maravilhas,
o mundo tem que alcançar a realização da Paternidade de Deus e da Fraternidade
dos Homens.
O Sexto, o Sétimo, o Oitavo e o Nono dos
Mistérios Menores lidam com um alcance espiritual ainda mais alto e mais elevado.
No Nono Mistério, o participante passa dentro do Coração da Terra e lá se
encontra na presença do Senhor Cristo, para ser preparado por Ele para um
trabalho ainda maior mo primeiro dos Grandes Mistérios.
A mais valiosa de todas as dádivas de Cristo a
esta Terra foram os Quatro Mistérios Maiores ou os Mistérios de Cristo,
completando assim treze ao todo, delineando o Caminho da completa emancipação
sob o regime de Cristo.
O Primeiro dos Grandes Mistérios de Cristo
levará o homem ao fim deste Dia de Manifestação na Terra. É aqui que o Iniciado
muda seu Corpo de Iniciado em Corpo de Adepto. Ele agora descobre o poder da
Palavra Perdida e adquire a Palavra Criadora. Cada pensamento pode ser agora
revestido em forma pela vontade. Tal pessoa iluminada se libertou do ciclo de
vida e morte. Este foi o sublime alcance do amado São João, o mais avançado
entre todos os discípulos e o único que não passou através do interlúdio
chamado morte.
Os poderes desenvolvidos no primeiro dos
Grandes Mistérios foram demonstrados pelos discípulos no dia de Pentecostes.
Foi quando eles experimentaram sua primeira comunhão interna com o elevado Ser
conhecido como Espírito Santo. Pela força espiritual agora despertada dentro
deles, manifestaram muitos dos mesmos poderes que Cristo exerceu durante Seu
ministério na Terra. Estes são só alguns dos extraordinários poderes que
esperam o homem quando ele se tornar capaz de entrar no primeiro dos Grandes
Mistérios de Cristo.
A Primeira Sinfonia e o Primeiro Mistério estão
sob a direção da Hierarquia de Peixes, os Mestres Adeptos ou a humanidade
aperfeiçoada.
A Segunda Sinfonia e o Segundo Mistério estão
sob a jurisdição da Hierarquia de Aquário, os Anjos.
A Terceira Sinfonia e o Terceiro Mistério estão
sob a direção da Hierarquia de Capricórnio, os Arcanjos.
A Quarta Sinfonia e o Quarto Mistério estão sob
a direção da Hierarquia de Sagitário, os Senhores da Mente.
A Quinta Sinfonia e o Quinto Mistério estão sob
a supervisão de Escorpião, os Senhores
da Forma.
A Sexta Sinfonia e o Sexto Mistério estão sob a
jurisdição de Libra, os Senhores da Individualidade.
A Sétima Sinfonia e o Sétimo Mistério estão sob
a influência da Hierarquia de Virgo, os Filhos da Sabedoria.
A Oitava Sinfonia e o Oitavo Mistério estão sob
a direção da Hierarquia de Leo, os Senhores do Amor e da Luz.
A Nona Sinfonia e o Nono Mistério estão sob a
supervisão da Hierarquia de Câncer, os Querubins.
Há uma íntima relação entre o Nono dos
Mistérios Menores e o Primeiro das Grandes Iniciações de Cristo. O coro
triunfante dos Querubins forma uma ponte musical entre os dois. É aqui que o
ser se defronta com o sagrado segredo da Vida.
A Primeira das Grandes Iniciações de Cristo
está sob a direção da Hierarquia de Gêmeos, os Serafins. A nota-chave de Gêmeos
é Polaridade e a nota-chave da Primeira Grande Iniciação é também Polaridade. É
aqui que o corpo do Iniciado é trocado pelo corpo do Adepto, o que significa
corpo perfeitamente polarizado ou andrógeno.
A Segunda das Grandes Iniciações está sob a
guia e direção da Hierarquia de Touro, os Terafins.
A Terceira das Grandes Iniciações está sob a
direção de Áries, os Xeofins.
É na Quarta e última das Grandes Iniciações que
todas as doze Hierarquias do Zodíaco derramam sua magia e seu poder. É aqui que
o grande coro celestial soa num poderoso hino de glória. Este coro triunfante
nem ouvido humano pode ouvir, nem é possível para a linguagem humana tentar
descrever sua sublimidade. Podemos só dizer que, neste longínquo tempo, o
Senhor Cristo é o perfeito modelo da raça aperfeiçoada que virá a este elevado
lugar de experiência, pois o homem então terá se tornado cristianizado e o
sonho de São Paulo realizado quando ele disse: “Deixe o Cristo formar-se em
ti”. Isto marcará o término da Dispensação de Cristo sobre a Terra e Ele
retornará ao Reino do Pai. Então, uma humanidade perfeita estará pronta para
uma lição ainda mais espiritual que será a Religião do Pai.
A Parte I deste volume - “Música
- Seu Poder e Magia” - lida
com a música em relação à evolução humana. Ela tenta relatar como, pelo poder e
a magia da mais elevada das artes, o homem tornou-se homem. Num futuro
distante, por meio deste mesmo poder e magia musicais, o homem se tornará mais
do que homem; ele se tornará um homem-deus.
A alta nota-chave espiritual que está ressoando
através de toda a criação, que Beethoven fez articular em suas incomparáveis
criações é “ Para frente e para cima para sempre ”.
* * * * * * *
Í N D
I C E
Beethoven o Homem
Prólogo
Capítulo I - Primeira Sinfonia em Dó Maior – Opus 21
Primeiro Mistério
Capítulo II - Segunda Sinfonia em Ré Maior – Opus 36
Segundo Mistério
Capítulo III - Terceira Sinfonia em Mi Bemol Maior (Heroica) – Opus 55
Terceiro Mistério
Capítulo IV - Quarta Sinfonia em Si Bemol Maior – Opus 60
Quarto Mistério
Capítulo V - Quinta Sinfonia em Dó Menor – Opus 67
Quinto Mistério
Capítulo VI - Sexta Sinfonia em Fá Maior (Pastoral) – Opus 68
Sexto
Mistério
Capítulo VII - Sétima Sinfonia em Lá Maior – Opus 92
Sétimo Mistério
Capítulo VIII - Oitava Sinfonia em Fá Maior – Opus 93
Oitavo Mistério
Capítulo IX - Nona Sinfonia em Ré Menor – Opus 125
Coro “Ode à Alegria” de
Schiller
Nono
Mistério
Epílogo