quarta-feira, 11 de abril de 2012

AS NOVE SINFONIAS DE BEETHOVEN Correlacionado com os Nove Mistérios Espirituais Corinne Heline E P Í L O G O AS NOVE SINFONIAS E OS NOVE MISTÉRIOS




AS NOVE SINFONIAS DE BEETHOVEN
Correlacionado com os Nove Mistérios Espirituais
Corinne Heline


E P Í L O G O


AS  NOVE  SINFONIAS  E  OS  NOVE  MISTÉRIOS


Ao olhar a música instrumental pura, notamos que na sinfonia de Beethoven reina a maior desordem e, contudo, debaixo de tudo, está a mais absoluta ordem, a mais violenta luta que imediatamente se torna a mais doce concórdia. É “rerum concordia discors”, um verdadeiro e completo retrato da natureza essencial do mundo que se movimenta em complexidade, sem melodia e em inúmeras formas, e suporta a si mesma pela constante destruição. Ao mesmo tempo, todas as emoções e paixões falam a partir desta sinfonia, amor e ódio, medo e esperança, tudo somente no abstrato e sem nenhuma particularidade; é realmente a forma de emoção, um mundo espiritual sem matéria. É verdade, no entanto, que nós estamos inclinados a compreendê-la enquanto a ouvimos, vesti-la em nossa imaginação com carne e sangue, e contemplá-la nas várias cenas da vida e da natureza.  -  Arthur Schopenhauer


Os Nove Mistérios que são descritos neste livro são observados em certas épocas especiais. Estas Observâncias têm lugar nos Templos de Mistérios das Grandes Fraternidades que estão localizadas na esfera etérea.

O Primeiro Mistério acontece à meia-noite de sábado. Uma parte deste sublime trabalho é uma recapitulação daquele tempo na história da Terra, conhecida pelos ocultistas como Período de Saturno, e é biblicamente descrita como o Primeiro Dia da Criação.

O Segundo Mistério é observado no domingo à meia-noite. Este, além do trabalho que foi anteriormente mencionado, recapitula o Período Solar da evolução da Terra que é biblicamente o Segundo Grande Dia da Criação

O Terceiro Mistério é observado à meia-noite da segunda-feira e recapitula o trabalho do Período Lunar ou o Terceiro Grande Dia da Criação.

O Quarto Mistério é observado não só em um dia, mas em dois. O primeiro à meia-noite de terça-feira e o segundo à meia-noite de quarta-feira. Esta observância dupla é porque o presente Período Terrestre é dividido em duas metades distintas. A primeira metade vem sob a direção de Marte, sob cuja natureza marciana os céus do planeta têm escurecido com guerras e rumores de guerra. A segunda observância à meia-noite de quarta-feira revela algo das maravilhas da segunda ou metade mercurial do Período Terrestre. A humanidade terá então que alcançar ardentemente o seu sonho de um mundo de paz e de unidade.

O Quinto Mistério é observado à meia-noite de quinta-feira quando as glórias do próximo Período da evolução da Terra, o Período de Júpiter, será realidade.

O Sexto Mistério é observado à meia-noite de sexta-feira e contém as revelações gloriosas que pertencem a um estágio ainda mais alto do desenvolvimento deste planeta que leva a designação de Período de Vênus.

O Sétimo Mistério é observado em datas específicas fixadas em cada noite da semana e se relaciona com o trabalho do último Dia Evolutivo deste planeta, que é conhecido como Período de Vulcano.

O sublime Oitavo Mistério é observado cada mês nas noites de Lua Nova e de Lua Cheia.

A glória do Nono Mistério é consumada nos dois pontos espirituais mais altos do ano, a saber, a meia-noite dos Solstícios de Inverno e de Verão.

Beethoven falou de uma décima sinfonia que era, sem dúvida, para descrever musicalmente este trabalho mais elevado. Embora ele tenha deixado uma quantidade de notas para esta composição, ela nunca foi completada. Isto, evidentemente, não estava no escopo de seu trabalho divino específico. Quando a humanidade for capaz de alcançar algo de seu glorioso destino, como o relacionado ao primeiro dos Grandes Mistérios Crísticos, e somente então, um intérprete musical ainda mais elevado será enviado pela Hierarquia para transmitir musicalmente algo de poder transcendente pertencente aos Grandes Mistérios Crísticos.

Quando o aspirante passa através do quarto dos nove Mistérios Menores, ele é saudado com grande regozijo por seus irmãos Iniciados e é conhecido como “o recém nascido”.

O trabalho do quinto dos Mistérios Menores tem relação com a amalgamação das essências do Fogo, Ar, Água e Terra. Este trabalho está relacionado não só com a operação destes elementos por toda a natureza, mas também com o homem em si. O Fogo relaciona-se com a natureza de desejo do homem, o Ar, com a mente, a Água, com a natureza emocional e a Terra, com o corpo físico. Quando o aspirante aprende a controlar estas forças dentro dele,  também ganha controle de sua operação através da natureza. Isto dá a ele a habilidade de andar sobre a água, passar sem dano através do fogo, viajar à vontade pelo ar e passar à vontade sem obstrução pelos planos internos da Terra. Estas coisas são conhecidas como os milagres do Iniciado.

Como muito poucos no presente possuem a habilidade de realizar estes assim chamados milagres, eles são geralmente considerados superstição e fantasia e são associados só com os nomes do Conde de St. Germain e Christian Rosenkreuz, o ilustre fundador da Escola de Mistérios da Ordem Rosacruz. No entanto, estas coisas são perfeitamente possíveis de serem alcançadas por todos aqueles que têm vontade de pagar o preço que este desenvolvimento acarreta. Significa a renúncia de “coisas” e completa dedicação ao espírito. Cristo nos transmitiu esta verdade quando disse “Meu reino não é deste mundo” e  “Minhas ovelhas conhecem minha voz e me seguem”.

Do amálgama dos quatro Elementos, um novo e quinto elemento é formado. Ao entrarmos cada vez mais em harmonia com a vindoura Era de Aquário, os viajantes do espaço do futuro serão capazes de contatar este novo Elemento e muitas das gloriosas maravilhas que ele revelará. Talvez a melhor descrição disto seja dada por São João em sua Revelação a qual ele descreve como um “mar de vidro”. Sobre este mar de vidro, ele afirma, serão reunidos os redimidos e regenerados de toda a humanidade.

Antigos Mestres da Sabedoria previram a descoberta deste novo Elemento. Alguns o chamaram de Azoto, outros de Rebis. Ambas as palavras têm cinco letras, ou mantras de poder, e ambas significam a consumação de todas as coisas. Daí notar-se que este novo Elemento tipifica o Espírito da Unidade. Antes que o homem seja capaz de explorar suas maravilhas, o mundo tem que alcançar a realização da Paternidade de Deus e da Fraternidade dos Homens.

O Sexto, o Sétimo, o Oitavo e o Nono dos Mistérios Menores lidam com um alcance espiritual ainda mais alto e mais elevado. No Nono Mistério, o participante passa dentro do Coração da Terra e lá se encontra na presença do Senhor Cristo, para ser preparado por Ele para um trabalho ainda maior mo primeiro dos Grandes Mistérios.

A mais valiosa de todas as dádivas de Cristo a esta Terra foram os Quatro Mistérios Maiores ou os Mistérios de Cristo, completando assim treze ao todo, delineando o Caminho da completa emancipação sob o regime de Cristo.

O Primeiro dos Grandes Mistérios de Cristo levará o homem ao fim deste Dia de Manifestação na Terra. É aqui que o Iniciado muda seu Corpo de Iniciado em Corpo de Adepto. Ele agora descobre o poder da Palavra Perdida e adquire a Palavra Criadora. Cada pensamento pode ser agora revestido em forma pela vontade. Tal pessoa iluminada se libertou do ciclo de vida e morte. Este foi o sublime alcance do amado São João, o mais avançado entre todos os discípulos e o único que não passou através do interlúdio chamado morte.

Os poderes desenvolvidos no primeiro dos Grandes Mistérios foram demonstrados pelos discípulos no dia de Pentecostes. Foi quando eles experimentaram sua primeira comunhão interna com o elevado Ser conhecido como Espírito Santo. Pela força espiritual agora despertada dentro deles, manifestaram muitos dos mesmos poderes que Cristo exerceu durante Seu ministério na Terra. Estes são só alguns dos extraordinários poderes que esperam o homem quando ele se tornar capaz de entrar no primeiro dos Grandes Mistérios de Cristo.

A Primeira Sinfonia e o Primeiro Mistério estão sob a direção da Hierarquia de Peixes, os Mestres Adeptos ou a humanidade aperfeiçoada.

A Segunda Sinfonia e o Segundo Mistério estão sob a jurisdição da Hierarquia de Aquário, os Anjos.

A Terceira Sinfonia e o Terceiro Mistério estão sob a direção da Hierarquia de Capricórnio, os Arcanjos.

A Quarta Sinfonia e o Quarto Mistério estão sob a direção da Hierarquia de Sagitário, os Senhores da Mente.

A Quinta Sinfonia e o Quinto Mistério estão sob a supervisão  de Escorpião, os Senhores da Forma.

A Sexta Sinfonia e o Sexto Mistério estão sob a jurisdição de Libra, os Senhores da Individualidade.

A Sétima Sinfonia e o Sétimo Mistério estão sob a influência da Hierarquia de Virgo, os Filhos da Sabedoria.

A Oitava Sinfonia e o Oitavo Mistério estão sob a direção da Hierarquia de Leo, os Senhores do Amor e da Luz.

A Nona Sinfonia e o Nono Mistério estão sob a supervisão da Hierarquia de Câncer, os Querubins.

Há uma íntima relação entre o Nono dos Mistérios Menores e o Primeiro das Grandes Iniciações de Cristo. O coro triunfante dos Querubins forma uma ponte musical entre os dois. É aqui que o ser se defronta com o sagrado segredo da Vida.

A Primeira das Grandes Iniciações de Cristo está sob a direção da Hierarquia de Gêmeos, os Serafins. A nota-chave de Gêmeos é Polaridade e a nota-chave da Primeira Grande Iniciação é também Polaridade. É aqui que o corpo do Iniciado é trocado pelo corpo do Adepto, o que significa corpo perfeitamente polarizado ou andrógeno.

A Segunda das Grandes Iniciações está sob a guia e direção da Hierarquia de Touro, os Terafins.

A Terceira das Grandes Iniciações está sob a direção de Áries, os Xeofins.

É na Quarta e última das Grandes Iniciações que todas as doze Hierarquias do Zodíaco derramam sua magia e seu poder. É aqui que o grande coro celestial soa num poderoso hino de glória. Este coro triunfante nem ouvido humano pode ouvir, nem é possível para a linguagem humana tentar descrever sua sublimidade. Podemos só dizer que, neste longínquo tempo, o Senhor Cristo é o perfeito modelo da raça aperfeiçoada que virá a este elevado lugar de experiência, pois o homem então terá se tornado cristianizado e o sonho de São Paulo realizado quando ele disse: “Deixe o Cristo formar-se em ti”. Isto marcará o término da Dispensação de Cristo sobre a Terra e Ele retornará ao Reino do Pai. Então, uma humanidade perfeita estará pronta para uma lição ainda mais espiritual que será a Religião do Pai.

A Parte I deste volume  -  “Música  -  Seu Poder e Magia”  -  lida com a música em relação à evolução humana. Ela tenta relatar como, pelo poder e a magia da mais elevada das artes, o homem tornou-se homem. Num futuro distante, por meio deste mesmo poder e magia musicais, o homem se tornará mais do que homem; ele se tornará um homem-deus.

A alta nota-chave espiritual que está ressoando através de toda a criação, que Beethoven fez articular em suas incomparáveis criações é “ Para frente e para cima para sempre ”.


* * * * * * *



                                                                              Í N D I C E                                                                                                         


Beethoven o Homem                                                                                                                                                                     

Prólogo                                                                                                                                                                                                 

Capítulo I  -  Primeira Sinfonia em Dó Maior – Opus 21                                                                                                     
                                      Primeiro Mistério

Capítulo II  -  Segunda Sinfonia em Ré Maior – Opus 36                                                                                              
                                      Segundo Mistério

Capítulo III - Terceira Sinfonia em Mi Bemol Maior (Heroica) – Opus 55                                                                                  
                                      Terceiro Mistério

Capítulo IV  -  Quarta Sinfonia em Si Bemol Maior – Opus 60                                                                                         
                                      Quarto Mistério

Capítulo V  -  Quinta Sinfonia em Dó Menor – Opus 67                                                                                                    
                                      Quinto Mistério

Capítulo VI  -  Sexta Sinfonia em Fá Maior  (Pastoral) – Opus 68                                                                                                  
                                      Sexto Mistério

Capítulo VII  -  Sétima Sinfonia em Lá Maior – Opus 92                                                                                                    
                                      Sétimo Mistério

Capítulo VIII  -  Oitava Sinfonia em Fá Maior – Opus 93                                                                                                    
                                      Oitavo Mistério

Capítulo IX  -  Nona Sinfonia em Ré Menor – Opus 125                                                                                                    
                                      Coro “Ode à Alegria” de Schiller
                                                   Nono Mistério

Epílogo                                                                                                                                                                                                 




 Biografia da autora por António de Macedo:
http://www.fraternidaderosacruz.org/corinneheline.htm










Nenhum comentário:

Postar um comentário