AS NOVE SINFONIAS DE BEETHOVEN
Correlacionado com os Nove Mistérios Espirituais
Corinne Heline
CAPÍTULO
VIII
OITAVA
SINFONIA - FÁ MAIOR
- OPUS 93
Nunca a arte ofereceu ao mundo algo tão sereno como as Sinfonias em Lá e
em Fá Maior e todos aqueles trabalhos tão intimamente relacionados a elas que o
mestre produziu durante o período divino de sua surdez. O seu primeiro efeito sobre um
ouvinte é colocá-lo livre de um sentimento de culpa, enquanto dá nascimento a
um sentimento de paraíso perdido ao retornar ao mundo dos fenômenos. Deste
modo, estes maravilhosos trabalhos preconizam arrependimento e reparação no
sentido da divina revelação.
Nesta sinfonia, há pensamentos
musicais intensos, há passagens que, por um momento, soam as profundezas e
alcançam as alturas... Sem a grandiosidade da Quinta Sinfonia ou o romance da
Sétima, ela contém um final perfeito e um rico estoque de bom humor. -
Romaine Rolland
A Oitava Sinfonia teve sua primeira
apresentação em Viena, em 20 de abril de 1813. Sua nota-chave espiritual é Harmonia.
Os antigos declararam que o número oito contém
a marca da divindade e isto é o que a Oitava Sinfonia representa. Berlioz
declara que o modelo desta sinfonia foi formulado no céu e caiu dentro do
cérebro do compositor. Um crítico de arte, escrevendo sobre esta sinfonia, diz
que ela é um brinquedo divino na região do pensamento tonal. Mais adiante, ele
diz que a Sétima é uma arte épica ao máximo, então a Oitava Sinfonia é arte
lírica em sua plenitude. A Oitava tem sido chamada de “um épico de humor”. Suas
quatro divisões são permeadas com um sopro de alegria e transbordam em
excêntrico humor. Um leve e caprichoso espírito de felicidade se difunde
completamente. É deliciosa em sua totalidade. Dizem que Beethoven olhava-a com
ternura e se referia a ela como sua “pequenina”. Talvez fosse por causa de seu
espírito despreocupado e também porque é a menor das nove.
As duas primeiras partes estão cheias de
alegria e suas harmonias extasiantes continuam a tecer e a entretecer através
de toda a terceira parte. Ao invés do usual Scherzo, este terceiro movimento é
um lindo e majestoso minueto. Embora delicadamente caprichoso, ele, ao mesmo
tempo, toca uma nota mais grave. Foi comparado por alguns escritores a uma
exultante risada. E é verdade. Ele soa uma gargalhada triunfante de uma alma
emancipada que encontrou sua própria herança divina de imortalidade consciente
e a divina bem-aventurança da liberdade cósmica. Como Pitts Sanborn diz “não é
o riso de regozijo infantil ou de
frivolidade desesperante e imprudente”. Pelo contrário, é o “ vasto e
interminável riso de que Shelley fala em
Prometheus Unbound. É o riso de um
homem que amou e sofreu e, escalando as alturas, alcançou o cume. Só uma ou
outra nota de rebeldia se intromete
momentaneamente; e, às vezes, em repouso lírico... uma intimidação da Divindade
mais do que o ouvido descobre”.
O Finale sobe a alturas ilimitadas em ritmo e
fantasia. Irregularidades repentinas e ritmos interrompidos servem para criar
uma atmosfera de mistificação deliberada. É fantasia altamente carregada
designada para levar o ouvinte além dos estreitos confins da mente concreta.
A Oitava Sinfonia é, no entanto, uma outra composição que o grande gênio
criativo de Beethoven deu ao homem para ajudá-lo em seus objetivos espirituais,
que era seu verdadeiro destino perseguir e cumprir.
Erwin Grove, em seu trabalho “Beethoven´s Nine
Immortals” descreve o poder de Beethoven de abstrair-se do mundo externo e
viver num mundo de sonho dele próprio. Seu ideal, como o de todos os grandes
heróis, teve pouco interesse no mundo e nas poucas pessoas em volta dele. Ele
foi um pico de uma montanha solitária e elevada que olhava para os vales. Seus
olhos testemunhavam um solitário homem espiritualmente faminto. Seu idealismo
sobrepassava seu julgamento. Era difícil para ele aceitar coisas realmente
diferentes das que ele idealizava. Nos seus últimos anos ele mergulhou em
profunda ternura e doce melancolia, resultando no que ele denominou sua
“tendência feminina”.
Beethoven foi um instrumento usado pelo
Espírito da Música para se realizar mais do que um homem que meramente compôs
música. Em sua música, sempre criando novos mundos, seu grande gênio foi
mostrado em seus movimentos rápidos, pois eles refletem os ritmos das órbitas
celestes que se movem com mais velocidade que a luz.
Gustav Nottebohn, em seus Sketches of Eroica, observa que Beethoven alcançou um tipo de
melodia que alguns chamaram de absoluta e,
compondo seus últimos trabalhos, ele ficava verdadeiramente “possuído”. Sua
Mente Superior assumiu a direção. Então, não trabalhou do pormenor para o todo,
mas começou do todo para o pormenor. Sob
um estado subconsciente, uma composição era como um todo antes que ele
começasse a pensar nos detalhes. Um poeta expressou esta mesma verdade nas
palavras: “Você não teria me procurado a menos que já tivesse me encontrado”.
Referimo-nos repetidamente às Nove Sinfonias
como música cósmica. Quando Beethoven as escreveu, elas eram obviamente para
demonstrar musicalmente as verdades fundamentais da Polaridade. As sinfonias
ímpares possuem a grandiosidade, a rapidez, a ousadia, a coragem, a inovação e
todas as qualidades masculinas dominantes. As de números pares são doces,
ternas, dóceis, calmas, características do feminino.
A Quinta em Dó Menor teria seguido a Terceira,
ou a Heróica. Beethoven colocou em prática esboços como elas originalmente chegaram
a ele, de acordo com seus biógrafos. Algo em sua natureza antecipou isto até
que a mais gentil sinfonia em Si Maior, a Quarta, inseriu-se num modelo divino
que a colocou imediatamente depois da poderosa Terceira. Então, seguindo a
Épica Quinta, segue-se a Sexta ou Sinfonia Pastoral como um companheiro
contemplativo.
Outra vez, após um espaço de quatro anos,
Beethoven produziu outro par de afinidades complementares: a Sétima, de força
masculina, e a Oitava, de atributos femininos, as duas produzidas em 1862 em
sequência.
Finalmente, quase dez anos mais tarde, apareceu
a magnífica mistura de opostos, que tinham se alternado nas precedentes oito
sinfonias e culminou na grandiosidade da
Nona.
OITAVO
MISTÉRIO
O Oitavo Mistério está relacionado com a oitava
camada da Terra conhecida como Estrato Atômico. O poder deste Mistério é tal
que um objeto situado nesta camada, quando usado como um núcleo, pode ser
multiplicado à vontade. Era o poder deste oitavo mistério que o Senhor estava
demonstrando aos discípulos quando multiplicou os cinco pães e os dois peixes e
alimentou cinco mil - com doze cestas cheias de sobra.
Muito pode ser dito sobre este Mistério,
excetuando que o participante tem que ter conquistado domínio sobre si mesmo e
sobre o mundo material. Uma harmonia básica é um requisito para a entrada neste
elevado Rito. As essências da experiência adquiridas através dos mistérios que
precederam são aqui transformadas em poder anímico de tal força que uma tão
esperada harmonia se torna a nota-chave da vida. O ser nunca mais explodirá
numa experiência emocional, nem será indevidamente sacudido por eventos
dolorosos ou agradáveis. Ele achou agora para sempre aquela profunda e intensa
calma e paz à qual São Paulo se referiu quando disse que de fato nenhuma das
coisas do mundo exterior o comoviam.
A esfera celestial chamada no ocultismo de
Mundo dos Espíritos Virginais está refletida na oitava camada da Terra. É neste
nível de vida que Deus diferencia dentro d´Ele as entidades que constituem uma
onda de vida evolutiva. É deste plano que estes seres divinos em embrião entram
em sua jornada evolutiva eterna através do tempo, espaço e matéria. Neste
estágio, os Espíritos Virginais possuem só consciência divina. O fim a ser atingido
através de sua involução dentro da matéria é a auto-consciência, quando o
processo evolutivo o leva de volta à consciência Divina.
No Oitavo Mistério, o Iniciado é levado para
muito além do mundo humano. As palavras são inadequadas para descreverem as
maravilhas e as glórias daquele mundo espiritual no qual ele é permitido
entrar. A sublime música da Oitava Sinfonia transcreve algumas das maravilhas
daquele mundo.
Toda alma iluminada canta sua própria canção de
realização. Esta canção é às vezes uma expressão de aspiração, busca, agonia,
desilusão e mesmo de completa escuridão. Então, como a agonia continua,
segue-se uma nova, fresca e sempre profunda dedicação, que culmina
eventualmente numa vitória de completa conquista de si próprio. Esta foi a
canção de alma que Moisés cantou na vitória do Mar Vermelho, uma vitória que se
referiu não tanto a uma ocorrência física, mas a uma transmutação perfeita em
seu interior. Outras canções de alma de tal alcance são o imortal Salmo de Davi
e a melhor de todas as canções de amor, o 13º capítulo da 1ª Epístola aos
Coríntios. Também a Canção do Cisne de Lohengrin naquele magnífico drama
musical que leva o seu nome.
É esta mesma Canção de Realização que é ouvida
na Oitava Sinfonia de Beethoven composta não em palavras, mas na linguagem
tonal trazida inspiradamente do mundo celeste do som. O Finale desta sinfonia
ressoa toda a profunda alegria do Ser Emancipado. É a Canção de Alma daquele
que aprendeu, por sua divindade inata, a
reivindicar sua herança que é a Liberdade Cósmica. Esta é a nota-chave do
Oitavo Mistério e o elevado tema musical da Oitava Sinfonia.
O elevado trabalho deste Oitavo Mistério está
exemplificado na música desta Sinfonia que é tão suave, linda e cheia de tal corrente de força que parece cantar a
habilidade de acalmar a violenta tempestade ou de remover montanhas de seus
lugares. A música da Oitava Sinfonia é a expressão do Feminino altamente aperfeiçoado,
aquele poder espiritual que o alquimista descreveu como o Feminino em
Exaltação.
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